Visitar site

Imprensa Notícias

Fique por dentro das novidades da Festa da Uva

Voltar

Rainha e Princesas da Festa da Uva 2014 apresentam trajes oficiais

31/10/2013

Uma homenagem às nacionalidades que vieram para a região e ajudaram a construir a Caxias do Sul atual, além de reverenciar os mais de 80 anos de Festa da Uva. Esses foram os principais preceitos que nortearam a confecção dos figurinos oficiais da Rainha Giovana Crosa e das Princesas Gabrielle Debastiani e Karina Furlin.

Os trajes que serão usados pelas Soberanas durante toda a divulgação da Festa Nacional da Uva 2014 foram apresentados na noite da última quarta-feira, 30 de outubro, em evento especial realizado na Réplica de Caxias do Sul, no Parque de Eventos. Os vestidos levam a assinatura da figurinista, pesquisadora e especialista em Vestuário Tradicional da Universidade de Caxias do Sul, Véra Stedile Zattera. As costuras são do Atelier Rosa Ponto e os bordados de Rosa Demori e Marcia Pasa. Os agasalhos são uma cortesia de Brastema Tecnologia Têxtil e Acrilã Fios, de Caxias do Sul, e Shima Seiki, do Japão. Também fazem parte da indumentária três conjuntos de joias compostos por brinco, colar e pulseira. As peças foram confeccionadas pela designer Verônica Marchet.

Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento, entre convidados, autoridades e imprensa. As Embaixatrizes, acompanhadas de crianças trajadas de pequenos imigrantes, abriram a noite especial. Um vídeo com as vestimentas das 26 rainhas anteriores deixou a pergunta no ar: “como será o vestido da rainha Giovana Crosa”?

A Festa Nacional da Uva 2014 exalta a diversidade e irá homenagear as nacionalidades das famílias que se instalaram ou geraram descendentes em Caxias do Sul, através do tema Na Alegria da Diversidade. Por esse motivo, os figurinos que as Embaixatrizes vestiram no dia da escolha da Rainha e Princesas, e que portarão durante todo o período da Festa da Uva 2014, também contam suas histórias familiares e têm um significado precioso: suas identidades. As Soberanas, por sua vez, voltam a homenagear a cidade, como um todo.

Os trajes

Primando pela elegância e cuidado histórico, os figurinos criados por Véra mesclam detalhes do vestir das imigrantes italianas, antes de saírem de seus lugarejos na Itália, nas peças usadas por elas, ou suas descendentes, no final do século XIX e início do século XX, em Caxias do Sul. O trabalho iniciou no mês de setembro, logo após a escolha das Soberanas. “A Rainha e as Princesas vestirão a história, em uma homenagem às trajetórias de Caxias do Sul e da própria Festa da Uva.

Os detalhes evidenciam a questão ítalo-brasileira”, explica a pesquisadora. Para ela, os trajes mostram a peculiaridade da comunidade e têm um significado precioso: a identidade do local. “Quando saímos de Caxias do Sul ou região e falamos em Festa da Uva, a imagem associada é a dessas jovens usando seus trajes tradicionais. Os figurinos das Soberanas de 2014 espelham  essa particularidade, pois revivem as imigrantes e as Rainhas das edições anteriores”, completa. Os figurinos possuem variações, sendo um social, de gala, e um diário, de passeio.

O traje social da Rainha tem sua modelagem fundamentada no corte que as imigrantes usavam e traz a contemporaneidade na delicadeza das rendas e na importância dos tecidos nobres, como o zibeline e o veludo. Com saia de renda na cor branca, possui uma sobressaia pregueada de zibeline, também branca, avental e cinturão na cor vermelha, bordado com pedrarias. O corpete é de veludo bordado similarmente, na cor preta, e marca a silhueta da rainha. A blusa de renda é branca e leva delicadas flores aplicadas. Para os compromissos diários, a Soberana vestirá tecidos mais leves, como o tafetá de seda da saia, e uma blusa de renda com um corte mais jovial. Nesse momento o acabamento do corpete muda de cor e se torna verde junto a outro avental, de renda branca bordada.

As Princesas usarão trajes idênticos, resgatando uma antiga tradição da Festa da Uva. O vestir social foi elaborado com saia de zibeline na cor azul royal, levando bordados sobre cetim e franjas de miçangas sobre a barra de veludo. A blusa de renda chantilly branca é de mangas 3/4 e o avental é de renda bordada sobreposta a uma estrutura de veludo cor marinho. Como acabamento, o figurino é envolvido por um cinturão de veludo bordado. Para os compromissos diários, o traje torna-se mais leve e, em tons de uva, é composto de saia barrada de tafetás de seda e blusa de mangas curtas.

Como acabamento, em seus punhos, a blusa leva laços de fitas na cor lilás e o conjunto o mesmo cinturão de veludo bordado. De acordo com Véra, o uso do avental foi fundamental em todos os figurinos, visto que se refere a um dos símbolos mais significativos da mulher na colonização local. Os sapatos pretos de camurça e de saltos confortáveis acompanharão todos os conjuntos. Para as ocasiões mais frias, as soberanas usarão um clássico xale de malha.

Composição do traje da Rainha Giovana Crosa

Traje de Gala
Corpete de veludo preto bordado, cinturão de veludo na cor vermelha, avental de veludo vermelho bordado, saia de renda, sobressaia de zibeline, blusa de renda e xale de malha.

Traje de Passeio
Corpete de veludo preto bordado, cinturão de tafetá na cor verde, avental de renda bordada (com ou sem sombra de tafetá na cor vermelha), saia de tafetá de seda debruada com fitas de veludo na cor verde, blusa de renda e xale de malha.

Embasamento dos figurinos da Rainha 1 – Regiões da Itália: Lazio, na sobressaia; Piemonte, no corpete; 2 – Caxias do Sul: Avental das imigrantes, segundo fotografias do Arquivo Histórico Municipal; 3 – Festa da Uva: Figurino de Rainha do Clube Juvenil, Lilian Eberle (1937); Figurinos de candidatas das ex-rainhas Cristina Briani (1994) e Andressa Grilo Lovatto (2008); 4 – Livro Figurinos de Vindima, editado em 2011.

Composição dos trajes das Princesas Gabrielle Debastiani e Karina Furlin
Traje de Gala Cinturão de veludo bordado, saia de zibeline na cor azul royal com bordados sobre cetim, franjas de miçangas sobre acabamento em veludo na cor ferrugem, avental de renda bordada aplicada sobre veludo, blusa de renda chantilly e xale de malha.

Traje de Passeio
Cinturão de veludo bordado, saia de tafetá em tons de uva com acabamento em renda, avental de renda fiada em dourado, blusa de renda chantilly e xale de malha, ambos na cor branca.

Embasamento dos figurinos das Princesas 1 – Região da Itália: Toscana, no cinturão; 2 – Caxias do Sul: Avental das imigrantes, segundo fotografias do Arquivo Histórico Municipal; 3 – Festa da Uva: figurino da ex-rainha Elisa Eberle, no cinturão (1950); 4 – Livro Figurinos de Vindima, editado em 2011.

A Festa Nacional da Uva 2014 acontece de 20 de fevereiro a 9 de março de 2014 em Caxias do Sul. São patrocinadores do evento Bradesco, Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Caxias do Sul.

Fotos: Luiz Chaves
Adriana Silva Comunicação & Conteúdo | Assessoria de Imprensa Festa Nacional da Uva 2014