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Nossa História

A empresa Festa Nacional da Uva, Turismo e Empreendimentos S/A foi fundada em 12 de fevereiro de 1974. Nasceu com o propósito de construir o hoje Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos e promover a Festa Nacional da Uva, em substituição às comissões comunitárias, responsáveis pela organização da primeira edição, em 1931, até a realizada em 1972.

O valor do capital inicial, de 30 milhões de cruzeiros, foi integralizado pelas antigas Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), majoritária na sociedade, Companhia Riograndense de Turismo (CRTur) e Comissão da Festa da Uva e Feiras Agro-Industriais, Prefeitura de Caxias do Sul e 14 pessoas físicas. Humberto Bassanesi foi o primeiro presidente eleito da empresa. Em 1977, a CRTur passou a ter o controle, com a compra da maior parte das ações da Embratur.

Em 1992, a empresa passou por transformação profunda. Após movimento do Estado para a privatização, a decisão foi pela municipalização. Em 30 de dezembro, no seu último dia à frente da sua segunda gestão, o então prefeito Mansueto de Castro Serafini Filho fez a compra da totalidade das ações da CRTur, ato posteriormente ratificado pela Câmara de Vereadores.

Com a municipalização, a Festa Nacional da Uva S/A deixou de ser a promotora da festa, que retomou a concepção inicial, de 1931, e adotada ao longo das primeiras 12 edições. Após sete edições de gestão da empresa, de 1975 a 1991, o conceito da comissão comunitária como responsável pela organização e gestão do evento foi retomado em 1994 e vige até os dias atuais.

PARQUE DE EVENTOS

Visando à realização da Festa Nacional da Uva de 1975, ano comemorativo ao centenário da Imigração Italiana, em novo espaço, lideranças políticas e comunitárias iniciaram, em 1972, um movimento para a construção do atual Parque de Eventos. A mudança de endereço se fazia necessária, pois o prédio construído para abrigar a festa de 1954, atualmente sede do Centro Administrativo da cidade, não comportava mais atender o evento.

Em 1972, a Prefeitura, na gestão Mário Bernardino Ramos, adquiriu uma área de terras pertencente à Mitra Diocesana. Em 1974, deu-se a constituição da empresa Festa Nacional da Uva, garantindo recursos federais e estaduais para a construção dos primeiros pavilhões. Mas eram insuficientes. O setor empresarial foi chamado a contribuir, participando como expositores do evento.

A obra de dois pavilhões com 34 mil m² foi concluída em janeiro de 1975 e, oficialmente, entregue na abertura da festa, em 14 de fevereiro, com a presença do presidente Ernesto Geisel. No mesmo ano, a Prefeitura adquiriu mais um lote, este da família Piccoli. Em 1978, o parque ganhou o complexo Réplicas de Caxias do Sul de 1885.

AUMENTO DA ÁREA DE EXPOSIÇÃO

Em 19 de fevereiro de 2008, o então prefeito José Ivo Sartori entregou à comunidade o Centro de Feiras e Eventos. A obra de 11 mil metros quadrados foi resultado de investimento superior a R$ 15 milhões. Os recursos tiveram origem em financiamento da Caixa RS e de repasses dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Turismo, além de emendas parlamentares. A Açotec Engenharia Indústria e Comércio foi responsável pela execução da estrutura metálica e cobertura. A Viezzer Engenharia e Negócios Imobiliários fez a parte civil, instalações elétricas e hidrossanitárias. A primeira atividade realizada no espaço foi a exposição de uvas da Festa Nacional da Uva de 2008.

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